FAQ

Version imprimable Accès aux FAQ

Em seguida encontrará algumas perguntas e respostas que o ajudarão relativamente às dúvidas mais frequentes

Produto

A apólice de seguro de crédito EasyLiner é um produto transparente e simples ao encontro das necessidades das Pequenas e Médias Empresas. A cotação é online, disponibilizando o contrato em poucos minutos.

Terá que enviar dois exemplares do contrato impresso, devidamente assinados e carimbados. A entrada em vigor do contrato está sujeita à confirmação da Coface.

Estamos sempre disponíveis através do telefone 211 545 400 para responder às suas dúvidas. Uma vez celebrado o contrato, enviar-lhe-emos os acessos necessários para começar a utilizar os serviços proporcionados pelo EasyLiner.

O preço é fixado de acordo com o volume de negócios da sua empresa, o perfil da mesma (sector de actividade e o número de clientes) e as opções que seleccione (franquia de indemnização, prazo máximo de crédito, etc). Pode obter uma cotação online em poucos minutos. 

EasyLiner é uma apólice de seguro com "um preço fixo", o que significa que o preço proposto inclui tanto o prémio do seguro como o custo de qualquer serviço associado, sem regularização alguma no termo do período de seguro. 

A nossa vasta experiência tem demonstrado que mesmo os clientes que pensamos conhecer bem podem enfrentar dificuldades financeiras, a qualquer momento, e incorrer em incumprimento. Por esta razão, propomos proteger a sua carteira integral de clientes, sem excepção, reduzindo assim a sua exposição ao risco. No entanto, a facturação a empresas do grupo, empresas públicas ou particulares encontrar-se-á excluída do contrato e, consequentemente, do preço fixado.

Relativamente aos clientes cujo saldo em aberto não ultrapasse um montante máximo de crédito de 5.000,00€, poderá usufruir da nossa cobertura ao abrigo da Zona Discricionária, na medida em não tenha informação adversa sobre os mesmos.

EasyLiner é uma apólice de seguro com "um preço fixo", o que significa que o preço proposto inclui tanto o prémio do seguro como o custo de qualquer serviço associado, sem regularização alguma no termo do período de seguro. 

Antes da entrega ou prestação do serviço deverá solicitar um Limite @rating sobre cada cliente. Portanto,  é necessário solicitar o Limite @rating antes da formalização do contrato de venda ou, inclusivamente, durante o processo de prospecção ou angariação dos potenciais clientes. 

Em alternativa, poderá beneficiar da nossa cobertura ao abrigo da Zona Discricionária, até um montante máximo de crédito de 5.000€, sempre que todas as vendas realizadas ao cliente, até à data, tenham sido pagas dentro do prazo máximo de crédito e este não tenha sido alvo de uma notificação de ameaça de sinistro.

Em caso de não pagamento, por um determinado cliente, de uma ou mais facturas cujo valor total exceda a franquia fixada, deverá declarar-nos a falta de pagamento, através do nosso sistema online, no prazo máximo de 30 dias a contar do termo do prazo máximo de crédito ou, em caso de insolvência, no prazo máximo de 5 dias a partir do seu conhecimento.

A indemnização terá por base o saldo de uma conta de perdas que incluirá o valor total das facturas não pagas abrangidas pela nossa cobertura, assim como qualquer recuperação recebida até à data do cálculo da referida conta.

O montante a pagar corresponderá à percentagem coberta (85% ou 60% para os compradores abrangidos pela Zona Discricionária) do saldo da conta de perdas ou da decisão de crédito, caso o montante da referida conta exceda o montante da decisão de crédito, deduzindo o valor da franquia fixada.

O montante total de indemnização a pagar não poderá exceder a indemnização máxima fixada no contrato.

Todos os seus clientes poderão ser abrangidos pela nossa cobertura, sempre que tenha sido solicitado e atribuído um Limite @rating ou, em alternativa, sejam incluídos na Zona Discricionária, à excepção dos clientes que sejam uma sociedade controlada, entidades públicas, instituições governamentais ou particulares.

Vantagens

Sim; o seu banco pode beneficiar do direito à indemnização sem qualquer custo adicional, sempre que assim o pretenda, após a celebração do contrato.

EasyLiner apenas permite a inclusão de um só banco como beneficário do direito à indemnização. 

Não. A Coface não divulga nem informa da existência do contrato de seguro de crédito aquando do contacto com os seus clientes. No entanto, se necessário, poderá revelar a sua existência, sempre que obtenha o nosso prévio consentimento expresso.

No nosso sítio www.coface.pt poderá encontrar as nossas análises gratuitas de risco país e risco sectorial para a maioria dos países do mundo.